quinta-feira, 23 de julho de 2009

ABD capixaba abre inscrições para mostra


Século Diário - da Redação

Já estão abertas as inscrições para a Mostra Competitiva da 5ª Mostra Produção Independente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas/Espírito Santo (ABD&C/ES).
Poderá participar qualquer obra audiovisual capixaba que não tenha sido selecionada em nenhuma das mostras anteriores da entidade. O título da mostra deste ano é Cinema em Negro & Negro e abordará a produção audiovisual do cinema negro envolvendo o circuito cultural Brasil e África. O evento será realizado de 13 a 17 de outubro, no Cine Metropolis, Ufes.
O prazo para enviar os trabalhos é o dia 10 de agosto - valendo a data da postagem. O regulamento geral da 5ª Mostra Produção Independente e a ficha de inscrição já estão disponíveis no site da ABD&C/ES.

A lista com o nome das produções selecionadas para a Mostra Competitiva será divulgada no dia 17 de agosto de 2009 no site da ABD&C/ES. Os dois filmes premiados na 5ª Mostra Produção Independente serão divulgados na última sessão da Mostra que acontecerá dia 17 no Metrópolis.
As produções selecionadas concorrerão ao prêmio de melhor filme capixaba e ao prêmio especial para obras audiovisuais que tratem do tema do evento. As obras da Mostra Competitiva também farão parte do DVD Coletânea, que será distribuído gratuitamente e sem fins comerciais, desde que os diretores e produtores autorizem.

Presenças

Já estão confirmadas as presenças do cineastas Zózimo Bulbul, Joel Zito (foto) e Jeferson De. Os três são importantes nomes que pensam e produzem cinema negro no Brasil. Eles participarão do seminário que também faz parte da mostra onde discutirão o conceito desse tipo de cinematografia. Para o seminário, também está confirmada a participação da cineasta Raquel Gerber.

Além das exibições, a mostra terá em sua programação um seminário para tratar da produção audiovisual do cinema negro, envolvendo o circuito cultural Brasil e África. Ainda durante o evento, serão lançados a 2ª edição da revista Milímetros, que trará um panorama do cinema negro no Brasil, e o DVD Coletânea com as produções exibidas na Mostra Competitiva. Oficinas de realização e cineclubismo também serão oferecidas para público do evento. Toda a programação é gratuita.

Um comentário:

Agito Cult disse...

olá, estou seguindo vc. o agitocult é um blog de jornalismo cultural. Segue a gente também, c vc se interesar =)