domingo, 19 de julho de 2009

Diferentes gerações de cineastas discutirão o Cinema Negro



Três diretores já confirmaram a suas presenças no seminário da 5ª Mostra Produção Independente - Cinema em Negro & Negro


Para discutir o conceito de Cinema Negro, tema da 5ª Mostra Produção Independente, Vitória (ES) receberá três importantes nomes do cinema nacional que pensam e produzem esse tipo de cinematografia. Estamos falando dos cineastas Zózimo Bulbul, Joel Zito e Jeferson De. Os três estarão presente na mesa “O que é Cinema Negro” - primeira atividade do seminário que também faz parte da Mostra. A mesa acontecerá na manhã do dia 14 de outubro, no Cine Metrópolis, na Ufes. Abaixo, conheça um pouco da história de cada um dos palestrantes:

Zózimo Bulbul - No trabalho com a dramaturgia, Zózimo Bulbul foi o primeiro ator a ser um protagonista negro em uma novela brasileira e um dos principais atores do Cinema Novo. Bulbul, não é apenas um pioneiro na produção de obras cinematográficas sobre a temática racial, mas também um dos diretores brasileiros que mais produziu sobre esse tema.

Joel Zito Araújo - Doutor em ciência da Comunicação pela Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Joel Zito tematiza o negro na sociedade brasileira em suas produções cinematográficas. Em 2000, o diretor lançou o documentário “A negação do Brasil”, o filme é o resultado de uma pesquisa profunda sobre o percurso do negro enquanto personagem nas novelas brasileiras. Em 2005, Joel Zito ganhou com o longa metragem de ficção Filhas do Vento, oito Kikitos no Festival de Gramado, premio de melhor diretor, melhor atriz (Ruth de Souza e Léa Garcia), melhor ator (Milton Gonçalves), melhor ator coadjuvante (Rocco Pitanga), crítica e atrizes coadjuvantes (Thalma de Freitas e Taís Araujo). O cineasta está atualmente lançando nas salas de todo o país o documentário Cinderelas, Lobos e um príncipe encantado.
Jeferson De - O mais jovem cineasta da mesa será Jeferson De. Ele é um dos autores do Dogma Feijoada. Trata-se de um movimento de cineastas que reivindicava uma maior participação dos negros no cinema brasileiro, tanto na sua representação como no acesso aos meios de produção, bem como questiona o modo como o negro é representado nessas produções. Neste ano, Jeferson De lança em 2010, o seu primeiro longa-metragem “Brodér!”, obra totalmente rodada na periferia de São Paulo.
A 5ª Mostra Produção Independente, que tem como título “Cinema em Negro & Negro”, acontecerá de 13 a 17 de outubro de 2009, no Cine Metrópolis, na Ufes, Vitória-ES. O evento contará com uma Mostra Competitiva aberta para os realizadores locais com produções sobre qualquer temática. Na Mostra Paralela serão exibidas as produções audiovisuais que tratam da temática racial. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.abdcapixaba.com.br até o dia 10 de agosto. A realização é da ABD&C-ES.
Saiba mais sobre os convidados da a mais sobre a 5ª Mostra Produção Independente:
Zózimo Bulbul:
http://pt-br.wordpress.com/tag/zozimo-bulbul/
Joel Zito:
http://www.adorocinemabrasileiro.com.br/personalidades/joel-zito-araujo/joel-zito-araujo.asp
http://www.youtube.com/watch?v=_4X36GyKvJc&eurl=http%3A%2F%2Fwww.portalgera.com.br%2F%3Fq%3Dnode%2F87&feature=player_embedded
Jeferson De:
http://cinema.uol.com.br/ultnot/2008/06/12/ult4332u791.jhtm
http://www.jefersonde.blogspot.com/

Nenhum comentário: